terça-feira, 7 de janeiro de 2014

6,8 mil toneladas de milho para o CE



Órgão lança edital para o envio de 31 mil toneladas do grão para as regiões atendidas pela Sudene

Mais 6.800 toneladas de milho deverão chegar às áreas afetadas pela seca no Estado até o fim deste mês, beneficiando 12 municípios. Ontem, a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) lançou edital para o envio de 31 mil toneladas do grão para as regiões atendidas pela Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), incluindo aí o volume destinado ao Ceará. Além deste, Alagoas, Bahia, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Espírito Santo e Minhas Gerais também serão contemplados.

Os armazéns e polos de distribuição da região receberão milho dos estados do Mato Grosso, Goiás, Mato Grosso do Sul e São Paulo FOTO: FABIANE DE PAULA

Entre a cidades cearenses que receberão o insumo estão Brejo Santo (400 toneladas), Canindé (400t), Crateús (800t), Iguatu (800t), Itapipoca (400t), Lavras da Mangabeira (400t), Maracanaú (1.000t), Marco (400t), Morada Nova (400t), Santa Quitéria (400t), Sobral (1.000 t) e Tauá (400 t).

Pata atender essa demanda, o milho armazenado em Mato Grosso, Goiás, Mato Grosso do Sul e São Paulo é que vai abastecerá armazéns e polos de distribuição do Programa de Vendas em Balcão nas regiões determinadas pelo edital da Conab.

Prazos

O produto será distribuído em 52 lotes, conforme consta do edital disponibilizado na página do órgão na internet. Os lotes previstos para o Ceará, após a apresentação da documentação dos interessados em fazer o transporte até a saída da origem do produto, levarão de quatro a nove dias para chegar ao destino.

Estoques

Segundo o superintendente da Conab no Ceará, Agenor Pereira, durante todo o ano de 2013, 134 mil toneladas de milho foram operacionalizadas no Estado a fim de atender o produtor local. "Destes, restou um saldo de 4.700 toneladas para iniciar 2014, que somados com mais 6.200 toneladas que estão sendo removidas dos estoques de Mato Grosso, também remanescentes do ano passado, e agora com estas 6.800 toneladas lançadas hoje (ontem), totalizam 17.100 toneladas de milho para atender os produtores cearenses no primeiro mês do ano", detalha.

Conforme disse, já na segunda quinzena deste mês, o governo federal, por meio da Conab, deverá lançar novos editais para atender os produtores durante o mês de fevereiro.

Preços

Desde maio de 2012, a Operação Especial do Programa de Vendas em Balcão oferece milho a preço subsidiado a pequenos criadores rurais e agroindústrias de pequeno porte, que utilizam o grão na ração animal e têm encontrado dificuldades para manterem o plantel com a secaprolongada. As quantidades comercializadas pela companhia estão com preço subsidiado até o próximo mês. "Para quem consome até três mil quilos de milho, a saca de 60kg está sendo repassada a R$ 18,12. Para quem utiliza acima dessa quantidade o custo é de R$ 21,00 por saca", explica Pereira.