segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Acaraú: para apreciar a natureza e degustar o melhor camarão













Fotos: A praia do Espraiado oferece aos visitantes tranquilidade e belas paisagens / O camarão será a principal atração do município de Acaraú. Créditos: Alex Costa)
O município de Acaraú, a 255 quilômetros de Fortaleza, se prepara para sediar, de 11 a 13 de novembro próximo, mais uma edição do Festival Internacional do Camarão da Costa Negra. Realizado pelo terceiro ano consecutivo, o evento objetiva incentivar a produção e o consumo do camarão ao mesmo tempo em que possibilita a troca de experiências entre chefs brasileiros e internacionais.
A cidade sobrevive da pesca, agricultura e da pecuária e é o maior produtor de lagosta do Brasil. De acordo com os organizadores, a ideia é resgatar os sabores marinhos como base da culinária cearense e mostrar que o camarão é ingrediente importante na preparação dos mais variados pratos, desde sofisticados crepes ao tradicional alho e óleo, passando por outras opções culinárias, como o bobó de camarão, o arroz de camarão e o peixe ao molho de camarão, dentre outros.
Da programação constam rodada de negócios, palestras e oficinas, cursos, workshops, aulas práticas e festival gastronômico, além de shows musicais com bandas e artistas locais e nacionais. Paralelamente, acontecerão a reunião da Câmara Setorial do Camarão e a entrega de troféus aos homenageados e aos chefs vencedores da competição de culinária.
Este ano, estarão presentes ao workshop gastronômico nomes da culinária internacional como os chefs Paolo Caldana, presidente mundial da Federazione Italiana Cuochi; Patrick Martin, vice-presidente internacional Le Cordon Bleu; Bruno Stippe, presidente no Brasil da Federazione Italiana Cuochi; Carlos Soares, secretário geral no Brasil da Federazione Italiana Cuochi.
Foram cadastrados como restaurantes oficiais do evento, o Moana e o Vila Alexandrini. Como restaurantes do festival, com os respectivos
chefs, estarão: Camila Câmara – Fashion Gourmet (Fortaleza-CE), Bia Leitão – Lautrec (Fortaleza), Liliane Pereira – Vila Mango (Icaraí
de Amontada-CE), Thassia Godoi – empresa De Tommaso (Natal-RN), Valdemir Segundo (conhecido como Pará) – Medit (Fortaleza), Stênio
Machado – Maee (Fortaleza).
Turismo
Além de apreciar os mais variados pratos feitos com o camarão, Acaraú também oferece muito lazer. O mais conhecido é o Rio Acaraú que banha 23 municípios e chega ao mar, em Acaraú. Neste ponto, há o contato entre as águas do rio e do mar.
Para quem quer curtir o clima da praia as opções são Barrinha, Aranaú Monteiro, Arpoeiras,Barra do Zumbi, Espraiado,Volta do Rio e Coroa Grande. A praia de Barrinha, apesar de ser pouco conhecida, dispõe de belezas encontradas em poucos lugares no Brasil. Entre essas belezas destacam-se suas dunas com lagoas de águas cristalinas.
Quem prefere águas calmas a dica é conhecer as lagoas do Espinhos da Volta, Dantas, Lagamar e Carrapateira.












Fotos: Encontro das águas do rio Acaraú com o mar /
MAIS INFORMAÇÕES
3º Festival Internacional do Camarão
Data: 11 a 13 de novembro
Local: Fazenda Cacimbas, Acaraú-CE
Diversos pratos poderão ser degustados durante o Festival Internacional do Camarão da Costa Negra