segunda-feira, 26 de março de 2012

Greve completa duas semanas e intransigência dos patrões continua


A paralisação dos trabalhadores terceirizados da Coelce completa duas semanas nesta segunda, 26, marcada pela intransigência e falta de sensibilidade dos patrões em relação às necessidades mais básicas da nossa categoria. E o que é pior: a Coelce, que deveria ser a maior interessada na solução dos problemas dos trabalhadores, já que é o nome dela que a categoria representa diariamente, não faz qualquer esforço para negociar. Como sabemos, é dela que vem o dinheiro para financiar as prestadoras.
O poder da Coelce já ficou claro na nossa campanha. Ao ser questionada por mais de uma vez pelo procurador, a empresa se limitou a dizer que é a tomadora dos serviços, passando a responsabilidade para as terceirizadas. Mas o que existe por trás desse argumento é um contrato da Coelce com as terceirizadas, que prevê o reajuste dos valores repassados às prestadoras baseado apenas no IPCA.
Porém, é importante esclarecer que qualquer contrato pode e deve ser revisto a qualquer momento, principalmente quando existe um item como esse, que foge aos padrões e prejudica nossa categoria. Nas palavras do próprio procurador Nicodemos Fabrício Maia, que tem intermediado a negociação, a “repactuação é necessária sob pena deste contrato ser ilegal”. O que é difícil entender é como a “melhor empresa do país”, segundo pesquisas, não busca solução que solucione este impasse, deixando seus trabalhadores totalmente insatisfeitos.

NEGOGIAÇÃO NÃO AVANÇOU
Na última sexta-feira, 23, em audiência na Procuradoria Regional do Trabalho (PRT), o Sindicato Patronal compareceu sem levar qualquer proposta. Ao serem informados da decisão da categoria, que em Assembleia realizada no dia anterior (quinta, 22) decidiu aceitar a proposta do procurador Nicodemos Fabrício Maia, os patrões se limitaram a apresentar argumentos evasivos e a afirmar que irão avaliar e pediram uma nova reunião. Ou seja: mais uma vez, prevaleceu a intransigência e o desrespeito.
Nesta terça-feira, 27, haverá mais uma audiência na PRT, às 14hs. E nós esperamos que, dessa vez, o sindicato patronal traga a solução para a negociação. A procuradoria solicitou agilidade dos patões.

PROPOSTA APROVADA

Na última Assembleia, os trabalhadores terceirizados aprovaram o valor de R$ 938,00, proposto pelo procurador, para os pisos profissionais de Administrativo, Eletricista, Montador, Leiturista e Motorista. A estes pisos salariais a categoria adicionou uma nova proposta para o tíquete alimentação no valor de R$ 11,00, bem como que o Plano de Saúde seja da Unimed para trabalhadores terceirizados e seus dependentes.
Como fica claro, a postura dos trabalhadores é em direção ao diálogo e à construção de uma Convenção Coletiva de Trabalho digna, com direitos básicos como é o caso do Plano de Saúde e a melhoria nos tíquetes. O que falta agora para encerrarmos a greve é que os patrões de fato se empenhem na solução do impasse, apresentando propostas que melhorem nossas condições de vida e de trabalho.
Nossa resposta contra a falta de respeito do Sindicato Patronal é a determinação para levar a luta até o fim! Vamos continuar unidos, companheiros, nos apoiando e nos fortalecendo para que a nossa CCT traga as conquistas que nós reivindicamos.
Fonte: Sindeletro

Cine Ceará vai a 15 Municípios

ITAPIPOCA É A PRIMEIRA CIDADE A RECEBER A MOSTRA ITINERANTE DE CINEMA, COM EXIBIÇÃO ABERTA AO PUBLICO·.

O Cine Ceará - Festival Ibero-americano de Cinema realiza a partir de hoje, e até o dia 12 de abril, a mostra Cine Itinerante 2010. Nesta edição, serão contempladas as cidades de Itapipoca, Paracuru, Maranguape, Aquiraz, Maracanaú, Campos Sales, Brejo Santo, Iguatu, Icó, Limoeiro do Norte, Russas, Quixeré, Jaguaruana, Aracati e Cascavel. Serão exibidos cinco curtas-metragens premiados na última edição do Festival e durante a Semana Santa será mostrado o longa-metragem "Milagre em Juazeiro", dirigido por Wolney Oliveira.

Os curtas-metragens que serão apresentados são: "A Casa das Horas", do diretor cearense Heraldo Cavalcanti; "Doce de Coco", do também cearense Allan Deberton. Este já participou de 43 festivais de cinema no Brasil e em vários países das Américas, Europa e África e já ganhou 24 prêmios em diversas categorias. A "Casa das Horas" teve participação em 20 festivais, ganhando cinco premiações como melhor filme. O curta-metragem de Heraldo Cavalcanti inclusive ganhou o prêmio de Melhor Filme no Palm Spring Shortfest, considerado o principal festival de curtas-metragens dos Estados Unidos.

No festival de curtas-metragens de Palm Springs, o segundo colocado foi o curta "The Shore", que ganhou o Oscar de Melhor Curta-metragem da Academia de Cinema de Hollywood. Os outros três curtas-metragens que serão exibidos são: "Fábula das Três Avós", do paulista Daniel Turini; "O Céu no Andar de Baixo", do mineiro Leonardo Cata Preta; e "O Plantador de Quiabos", do Coletivo Santa Madeira, de São Paulo.

O Cine Itinerante 2012 é uma realização da Associação Cultural Cine Ceará, viabilizado com recursos do SIEC - Sistema Estadual de Cultura da Secult - Secretaria de Cultura do Estado do Ceará através das empresas Lojas Macavi, Thermus Service e Ibyte. Conta com o apoio da Universidade Federal do Ceará através da Casa Amarela Eusélio Oliveira. As projeções acontecem em praças públicas, escolas municipais e ginásios poliesportivos, abertos ao público.

A mostra conta também com a parceria das Prefeituras dos Municípios contemplados que disponibilizam hospedagem para a equipe e as cadeiras que são levadas para a acomodação do público nos locais de exibição.

A mostra tem início em Itapipoca, hoje, e prossegue em Paracuru, amanhã; Maranguape, dia 28; Aquiraz, dia 29; Maracanaú, dia 30; Campos Sales, dia 2 de abril, Brejo Santo, dia 3; Iguatu, dia 4; Icó, dia 5.

Em Limoeiro do Norte, será dia 7; Russas, dia 8; Quixeré, dia 9; Jaguaruana, dia 10; Aracati, dia 11, e se encerra em Cascavel no dia 12 de abril.

O diretor da Casa Amarela Eusélio Oliveira/ UFC, Wolney Oliveira, é o diretor executivo do evento e o coordenador do Cine Itinerante 2012 é o realizador de animações Telmo Carvalho. Além das projeções a equipe também filma e fotografa o evento, que é totalmente gratuito.

Fonte: Diario do Nordeste 

Em Itapipoca o Evento Acontecerá na Praça Perilo Teixeira (Praça da Catedral) 
A Partir das 20:00