sexta-feira, 26 de outubro de 2012

“Gonzaga de Pai para Filho” estreia nos cinemas


Filme conta a trajetória dos músicos Luiz Gonzaga e Gonzaguinha





As estreias nos cinemas trazem, a partir desta sexta-feira, o filme 'Gonzaga de Pai para Filho', do diretor Breno Silveira, o mesmo do sucesso 'Dois Filhos de Francisco', (com a história de Zezé Di Camargo & Luciano). Na trama do longa brasileiro, a história de um pai e um filho, seus encontros, desencontros e uma trilha sonora que emocionou o Brasil. É a trajetória dos músicos Luiz Gonzaga e Gonzaguinha.

Três atores interpretam Gonzaga, que ficou conhecido como 'o rei do baião': Land Vieira na juventude, quando vivia em uma cidade nordestina; Chambinho do Acordeão vive Gonzagão na fase adulta, em que chega ao Rio de Janeiro; e Adélio Lima na maturidade. O diretor diz que não foi fácil achar os intérpretes para Gonzagão. Chambinho é músico na vida real e foi escolhido não só pelo lado musical, mas por seu rosto transmitir a alegria inerente ao protagonista. Adélio, o mais velho deles, foi encontrado no Museu Luiz Gonzaga em Caruaru, a Capital do Forró, onde trabalhava e já vivia de ser cover do mestre do baião. Para viver o papel, Adélio teve de engordar um pouco. O filme conta sobretudo a relação do pai com o filho, Gonzaguinha, interpretado pelo gaúcho Julio Andrade, em excelente e elogiada interpretação.



                            Assista ao trailer:

Apagão em 15 estados deixa o Ceará sem energia por mais de três horas




 Um apagão de dimensão nacional atingiu o Ceará na noite desta quinta-feira (25). Outros estados do Nordeste, parte do Norte, Sudeste e Centro-Oeste brasileiro também sofreram com o problema elétrico. Em Fortaleza, o blecaute, que se estendeu das 23h15 até às 02h20, deixou ruas, casas, prédios públicos e hospitais sem energia.
Através das redes sociais, internautas de toda a região confirmaram estar às escuras. Por meio da 'fan page' do Diário do Nordeste no Facebook e da conta oficial do periódico no Twitter, leitores de Parauapebas/PA, Belém/PA, Santarém/PA, Palmas/TO e parte de Minas Gerais se queixaram da falta de energia.

Explicações
A Companhia Energética do Ceará (Coelce) afirmou não ter sido responsável pela falha elétrica. A empresa também garantiu que todo o Ceará está sem abastecimento e que devido ao grande número de ligações, o número da central de relacionamento ficou congestionado.
Segundo o presidente da Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf), João Bosco, não existe previsão da volta da energia, mas a recomposição do sistema já começou.
Entre as concessionárias, a Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia (Coelba) foi outra que confirmou falta de abastecimento em todo o estado. As fornecedoras de energia do  Maranhão e da Paraíba também confirmaram o blecaute.
De acordo com a Chesf, o Ceará, Bahia, Sergipe, Alagoas, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Piauí, Tocantins, Maranhão, Pará, Minas Gerais, Amazonas, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul foram prejudicados com o apagão.

Histórico
Com o apagão desta noite, o Estado acumula a quarta grande queda de energia em apenas três anos. As anteriores ocorreram em 10 de fevereiro de 2010, 4 de fevereiro de 2011 e 22 de setembro deste ano.

Repercussão
A população usou de várias ferramentas para relatar o problema. No Foursquare, aplicativo de geolocalização, usuários criaram o 'Apagão', nele era possível fazer check-in, confirmando estar no blackout.
As tradicionais redes sociais Facebook e Twitter também foram amplamente usadas por seus usuários.

Fonte:Diario do Nordeste